quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Segurança Alimentar e Alternativas Econômicas entre os Hupd´äh - Oficina Agosto de 2010

Entre os dias 31 de julho a 08 de agosto foram realizadas duas atividades entre as comunidades de Nova Fundação, Barreira Alta e Taracuá Igarapé, rio Tiquié, no projeto PDPI: roça experimental da escola em formato mandala (agroecológica) ministrada pelo consultor Bruno Vinicius Guimarães (engenheiro agrônomo IFAM) e contação de histórias e desenhos relativas as atividades produtivas realizada pela Coordenação Regional SGC. A participação foi pequena com cerca de 40 pessoas em cada comunidade, pois as famílias haviam se deslocado para caçar e pescar para a comemoração do dias dos pais.

A Oficina de plantio para escola foi realizada com êxito, contudo, teve que ser em formato menor e de caráter experimental, pois as roças derrubadas pelas comunidades com o intuito final não tiveram tempo de ser queimadas por ocasião do breve verão na região. Assim, foram realizadas pequenas plantações como unidade demonstrativa.

Já a contação de histórias foi solicitada a presença de um "velho" de cada comunidade para contar o que os Hupd´äh chamam de "histórias dos antigos", com temas relativos a alimentação. Surpreendeu em Nova Fundação e Taracuá Igarapé as histórias dos Bak´tib (grafia incorreta), ser que pode ter a forma humana e que canibaliza os Hupd´äh, demonstrando as relações de predação existentes entre humanos e não-humanos. Em Barreira Alta o sr. Bibiano com o auxilio do Sr. Alberto e Sr. Antonio (residente no Igarapé do Turi, Papuri) contou a história do Jabuti com a Anta, em Nova Fundação o Sr. Feliciano contou história do caranguejo e do Bak´tib e em Taracuá Igarapé, o Sr. Miguel (Däw que reside há muitos anos com os Hupd´äh) contou história do Bak´tib e de pesca.

Como atividades de monitoramento o agrônomo realizou avaliação dos galinheiros escolares, que tem seu maior êxito em Barreira Alta (com 21 pintinhos em crescimento) , inicio de canteiros de mudas de espécies locais para plantio próximos as comunidades para atração de caça (atividade a ser desenvolvida em outubro), implantação de esteios para melhoria de polinização de pés de maracujá em Nova Fundação.

Foram acertados os seguintes calendários para a próxima etapa:
1. Setembro de 2010: viagem da coordenação regional, sem realização de oficinas, para coleta de histórias a ser trabalhadas para publicação final do projeto.
2. Outubro de 2010: realização da roça da escola final, monitoramento das atividades já desenvolvidas e continuidade de oficinas de controle social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário