quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Grupo de Trabalho Interinstitucional Saúde Indígena Alto Rio Negro

Durante os anos de 2008 a 2009, o Consórcio montado por SSL, Cebrap e IDS realizou Diagnóstico do Subsistema de Saúde Indígena no Brasil, encomendado pelo Banco Mundial/VIGISUS II, onde foram demonstradas estratégias inovadoras para a atenção à saúde, gestão, monitoramento e avaliação e financiamento à saude indígena.
Com a publicação do decreto de criação da Secretaria Especial de Saúde Indígena no último dia 20/10/2010, são esperadas transformações na gestão da atenção à saúde dos povos indígenas e, tem-se como entendimento no Alto Rio Negro, que a ferramenta elaborada pelo Consórcio não deve ser desprezada, mas útil para a melhoria da estrutura e do serviço do subsistema.
Uni-se a essa perspectiva, a necessidade de elaboração do Plano Distrital do DSEI ARN. Assim, está sendo formado grupo de estudos para compreensão dos produtos da consultorias, para que o mesmo forneça elementos para construção de um novo modelo de Plano Distrital, que seja reflexo da realidade socioepidemiológica local e construído de modo participativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário